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05/03/2014
Cinco dicas para trabalhar com uma Assessoria de Imprensa

Cinco dicas para trabalhar com uma Assessoria de Imprensa 

Por Sandra Coyle*

Trabalhar com uma agência de Assessoria de Imprensa pode de fato ajudar os profissionais da área de marketing das empresas a ampliar, melhor focalizar e tornar mais efetivos seus esforços de comunicação. Mas, com frequência, o relacionamento entre a empresa assessorada e a agência se fragiliza dado os altos e baixos próprios do ciclo de vida desse tipo de serviço.

Manter o relacionamento Cliente/Agência – e seus resultados – em equilíbrio dá algum trabalho para ambas as partes. A agência precisa entender as metas e a visão do Cliente, e por sua vez o Cliente deve ter em mente as habilidades, capacidades e pontos fortes da agência.

Confira algumas dicas para melhor gerir sua Assessoria de Imprensa:

1.  Faça pesquisas
Desde o início do processo de escolha, tente fazer o melhor encaixe possível com suas necessidades pesquisando assessorias de imprensa para ter certeza de que têm experiência e contatos de mídia no mercado da sua empresa, de que são do tamanho certo para suas atuais necessidades e que a cultura das agências seja semelhante à sua. Se você tem orçamento limitado, opte por uma agência menor, que não vai relegar sua empresa ao nível de cliente de baixo valor, mas que dará bom atendimento levando em conta seu potencial de crescimento.

2.  Defina o que é sucesso
Tenha certeza de ter uma definição clara do que significa ‘sucesso’ neste relacionamento. É fundamental saber que resultados você quer e comunicá-los no processo de contratação da agência e também nas entrevistas prévias com os concorrentes. Não há problemas em ajustar essas definições a partir de percepções da agência que foi selecionada – é um relacionamento de duas mãos de direção. A agência conhece o funcionamento das ações de assessoria de imprensa melhor do que você, mas seja claro quanto às expectativas de sua empresa.

3.  
Planeje e meça
Junto à agência, crie um plano para alcançar o que você definiu como meta de sucesso e para medir adequadamente o que vem sendo conseguido durante todo o processo. Peça para a agência dar sugestões e ideias sobre formas de medição e escute o que ela tem a dizer caso o advirta que seu planejamento talvez não funcione no mundo real. Antes mesmo do início, crie um procedimento de como trabalhar casos de falta de performance ou conflitos.

4.  Se comunique
Sei que isso pode soar óbvio, mas é o tipo de coisa que frequentemente não acontece. A assessoria de imprensa precisa estar sempre atualizada sobre sua empresa, mudanças em negócios, no foco ou em novas visões e planos que estão sendo desenvolvidos. Quanto mais por dentro das necessidades de sua organização a agência está, melhor ela conseguirá localizar oportunidades e maximizar resultados.

5.  Gerencie com eficácia
É absolutamente crítico que alguém da sua equipe se responsabilize por gerenciar o relacionamento – se envolvendo de fato e pessoalmente – pelo menos durante o primeiro trimestre de contrato. Também é fundamental que a agência seja consistente em relação a seu time de atendimento, e que o relacionamento entre os dois times – seu e da agência – seja aberto, com regras estabelecidas desde o início via compromissos aceitos por ambos os lados. Vão ocorrer reuniões por telefone toda semana? Devem ser gerados relatórios semanais, quinzenais ou mensais? Há formas estabelecidas de resolução de conflitos caso o relacionamento saia dos eixos? 

Lembre-se que se trata de um relacionamento de igual para igual, e que canais de comunicação de duas mãos devem estar abertos o tempo todo para que a agência consiga trabalhar da melhor maneira possível e para que você e sua empresa tenham os resultados que querem. Mais importante, para que o relacionamento funcione tanto você quanto a agência devem se sentir à vontade, em um diálogo honesto e aberto quanto a ideias e potenciais obstáculos. Se você não se sentir à vontade para pegar o telefone e ligar para a agência a qualquer momento do dia, pode ter certeza: você está com a assessoria de imprensa errada.

 

Sandra Coyle é fundadora da Coyle Communications, empresa de assessoria de comunicação sediada em Washington, nos Estados Unidos. Sandra pode ser consultada no Twitter @coylecomms ou via seu blog em  www.coylecomms.com/blog


                                 


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