Quer aprender a criar uma fotonovela? - Kultme

Quer aprender a criar uma fotonovela?

fotonovela

Em maio, o Sesc Pinheiros, na capital paulista, promove uma atividade inusitada – e nem por isso menos interessante. Trata-se da oficina “Fotonovela”, que além de um histórico do gênero, que teve larga fama entre os anos 50 e 70, vai mostrar técnicas de roteirização e de criação de publicações. Embora a oficina seja voltada ao público com mais de 60 anos, ela é aberta à participação de quem se interessar. Fotonovela terá aulas entre nas terças e quintas-feiras, de 11 a 25 de maio, com inscrições gratuitas.

Ministrada pelo dramaturgo e diretor de teatro Carlos Rosa, a oficina visa a criação de fotonovelas, ou seja, histórias apresentadas sob a forma de fotos acompanhadas de textos integrados às imagens. As histórias serão criadas pelos alunos, com apoio do ministrante. Para isso, os alunos conhecerão um pouco da história e da linguagem da fotonovela, entrarão em contato com revistas antigas e farão exercícios baseados em técnicas teatrais e improvisos, se preparando para interpretar os personagens das histórias.

Serão ao todo cinco encontros de duas horas cada. Ao final da oficina, os alunos receberão revistas de uma edição limitada, impressa durante o curso.

Em detalhes

No evento, serão ministrados jogos de integração de grupo e desinibição. Depois haverá um breve histórico da fotonovela no Brasil, seu auge, principais revistas e linguagem. Haverá exercícios de aquecimento e integração, noções básicas de improvisação e jogos de improviso que serão fotografados e avaliados pelos alunos. As fotos dos improvisos receberão legendas e balões com diálogos. Mas isso é só o começo. A oficina inclui também exercícios de criação de roteiro e dinâmicas para a finalização de um roteiro que será trabalhado por todos os participantes – com a definição de personagens, cenários, figurinos e sequência de fotos a serem fotografadas. A edição das imagens será feita no computador, em um software de apresentação de slides.

Serviço

  • FOTONOVELA
  • Quando: De 11 a 25 de maio de 2017. Terças e quintas, das 15h às 17h
  • Local: Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195, São Paulo. Sala de oficinas (2º andar)
  • Quanto: Grátis (Inscrições na Central de Atendimento da unidade)

FOTONOVELA1

 

Comente via Face
,