Novo vinil de Alan Courtis é trilha para filmes imaginários - Kultme Alternativa Cultural

Novo vinil de Alan Courtis é trilha para filmes imaginários

alan_courtis

Por Diego de Oliveira *

No último dia 27 de janeiro saiu o mais recente álbum de Alan Courtis, chamado “Los Galpones”. Existe uma enorme chance de você nunca ter ouvido falar de Alan (ou Anla Courtis, como também é conhecido), mas o cara é um dos grandes expoentes da música experimental argentina.

Ok, eu sei que os sons feitos pelos “hermanos” na grande maioria das vezes passam batidos por aqui e o tipo de música produzida por ele não chega nem perto das rádios (hum, alguém ainda ouve rádio?), mas o cara tem um gabarito de dar inveja: foi um dos fundadores do Reynols, grupo portenho experimental fundado no início dos anos 90, já lançou dezenas (ou mesmo centenas) de trabalhos nos mais variados cantos do planeta e, além disso, Alan já fez parceria com uma galera de peso – como Damo Suzuki (Can), Lee Ranaldo (Sonic Youth) e muitos outros (muitos mesmo, acreditem).

O álbum, que foi lançado em vinil pela Fabrica (selo norte-americano de música experimental), tem como guia o clima claustrofóbico que percorre suas quatro faixas. Palavras como drone e industrial vêm logo à mente aos primeiros sons de Hombrear (faixa que abre o trabalho), nos lembrando em alguns momentos as fases mais climáticas do Einstürzende Neubauten (referência da música industrial alemã).

O artista usou instrumentos inusitados – molas e outros objetos diversos – somados à guitarra e ao violino para criar uma sinfonia de texturas, onde timbres metálicos se chocam com os efeitos de guitarra para criar uma parede de sons.

A melodia tem pouca importância em grande parte do disco, mas a atmosfera criada é o norte da obra. A ideia aqui é adicionar camadas que contribuam pra essa orquestração de pesadelos.

Aquele filme de terror alternativo que existe apenas na sua mente? Los Galpones é a trilha sonora dele.

***

*Diego de Oliveira é músico e integrante do Cubüs (www.cubusonline.com | www.facebook.com/cubus).

***

Onde Comprar?

Ouça trechos de Los Galpones


Comente via Facebook

Comentario(s)

,
%d blogueiros gostam disto: