Tem pavor de palhaço? Um livro mapeia seu medo - Kultme Alternativa Cultural

Tem pavor de palhaço? Um livro mapeia seu medo

Por Mayra Bosco

Medo de Palhaco

‘Medo de Palhaço’: enciclopédia pop definitiva sobre o terror

 

São tortuosos os caminhos de uma criança coulrofóbica – uma palavra difícil para um pavor difícil, o medo doentio de palhaços. Por onde quer que olhe, há sempre um palhaço escondido pronto para atacar, seja nas telas da TV e do cinema, nas páginas dos livros e quadrinhos, ou na festa daquele amiguinho que parece ter uma obsessão pela mesma figura que te mantém acordado durante a noite em terríveis pesadelos.

Mais do que um personagem que povoa o imaginário infantil e diverte crianças e adultos com suas estripulias e jeito desengonçado, o palhaço é também uma das maiores representações do medo na sociedade, culminando na exploração dentro da cultura pop do pavor causado por essa figura emblemática de rosto pálido, nariz vermelho e sorriso largo (para o bem e para o mal).

it

Tim Curry em It – Uma Obra Prima do Medo

 

É diante desse cenário, onde as risadas se confundem com os gritos de horror, que o livro Medo de Palhaço (Editora Évora, 2016), escrito de maneira colaborativa entre Marcelo Milici, Filipe Falcão, Gabriel Paixão, Matheus Ferraz e Rodrigo Ramos (equipe do site Boca do Inferno), chega para explorar seus medos mais profundos e para dar a certeza de que o palhaço é muito mais do que um personagem bonachão e divertido. Muitas vezes, você pode não sobreviver até o fim da piada.

Como já prevê o nome, a obra é uma verdadeira enciclopédia sobre palhaços assustadores da nossa cultura, e apresenta ao leitor a origem desse medo ancestral, proporcionando uma leitura dinâmica, fluida e deliciosa pelos meandros das mentes assassinas (reais ou não) de palhaços que marcaram época, assim como de bufões que sequer imaginávamos que existiam de trabalhos nada significativos, mas não menos interessantes.

 

john wayne gacy

John Wayne Gacy, assassino real que matou ao menos 33 garotos com seu alter ego – Pogo, o palhaço

 

É assim que o livro se propõe a levar o leitor, com uma seleção definitiva de filmes, livros, quadrinhos e séries de televisão onde a figura do palhaço assustador aparece, seja como personagem principal, seja em uma pequena aparição. Não bastasse a enorme e maravilhosa lista de narrativas, cada uma delas vem acompanhada de uma resenha acerca da obra e do personagem em si, facilitando os caminhos para que cada um de nós tenha a chance de decidir se aquela obra vale a pena ou não de ser contemplada.

Mas descobrir a potencialidade de cada obra selecionada pelos autores não é o suficiente para o leitor inquieto. Para isso, a equipe deixa ainda mais alguns presentes nessa leitura deliciosa. Antes de nos aventurarmos pelas mentes assassinas ou simplesmente trágicas de cada personagem apresentado, passamos por uma incrível aula de história, onde descobrimos não apenas a origem do medo, mas igualmente a gênese do palhaço em diversas nações e como ele foi se transformando, pouco a pouco, na imagem que conhecemos hoje (boa e ruim).

clown a

Joseph Grimaldi (considerado o precursor do palhaço moderno) e seu filho

 

Palhaço de picadeiro, apresentador de programas infantis, lendas urbanas, comédia dellarte, palhaços na Idade Média , China, Bobos da Corte… nada escapa a infalível pesquisa feita pelos idealizadores do livro e somos transportados para mundos nunca antes imaginados, com direito até mesmo a explicações etimológicas da origem da palavra.

De filmes toscos a grandes clássicos do horror (como It – uma obra prima do medo), a filmes cults (Palhaços Assassinos do Espaço Sideral), de filmes contemporâneos de prestígio, a uma sessão inteira dedicada ao palhaço do crime mais famoso dos quadrinhos, a séries de TV, episódios especiais, literatura e muito mais…

Para uma mulher adulta declaradamente coulrofóbica como eu, o livro me proporcionou uma série de deliciosas aventuras e me fez olhar de outra forma a figura que me assusta desde o início da minha infância. A viagem, devo dizer, foi de uma tranquilidade talvez inesperada, com direito a leituras que se estendiam por horas até o término do livro, ao qual desejei não acabasse. Com ele, tive a chance de conhecer produções interessantes, personagens fascinantes e revisitar antigos monstros debaixo da minha cama, sempre com um sorriso no rosto.

coringa

Coringa em “A Piada Mortal”

 

Meu medo de palhaço certamente ainda continua – mesmo que ele seja atrelado a imagem doce e meiga do palhaço brincalhão mais do que com o assassino que se revela prontamente – mas agora com fôlego redobrado para descobrir até onde ele pode me levar.

Essa é definitivamente uma leitura essencial para coulrofóbicos como eu, amantes das artes e do horror. Nesse palco pouco iluminado, vence aquele que capaz de chegar até o fim do show… vivo.

***
Livro Medo de Palhaço

Autores: Marcelo Milici, Filipe Falcão, Gabriel Paixão, Matheus Ferraz, Rodrigo Ramos
Editora: Évora
Acabamento: brochura
Paginas: 288
Formato: 21x28cm.
Preço sugerido: R$ 59,90

 

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: