A grande estreia em disco do Projeto de Lazare, com '1' - Kultme

A grande estreia em disco do Projeto de Lazare, com ‘1’

Projeto de Lazare: múltiplos gêneros, mas prevalece o gênero do próprio grupo

Projeto de Lazare: múltiplos gêneros, mas prevalece o gênero do próprio grupo

 

Você (e a torcida do Corinthians e a torcida do Flamengo juntas e unidas a nós aqui) talvez já nem ligue mais ao ouvir que uma nova banda se baseia em fusão de gêneros musicais – de tão repetida que a citação se faz. Não é culpa das bandas nem de seus promotores. É questão dos tempos do pós-pós-moderno: como bem diz o sociólogo Zygmunt Bauman, tudo se liquefaz na sociedade contemporânea. O liquidificador cultural não só fragmenta como soma os múltiplos temperos.

Mas da mesma forma que isso é verdade, também é que nem sempre o resultado desse mix se torna pasteurizado, o grande risco. E é aí que surgem as boas surpresas. Uma delas acaba de chegar a disco (virtual) pelas mãos, pés, vozes e corações dos cinco caras que formam o Projeto De Lazare, grupo de rock com quatro anos de estrada nascido na capital paulista. Além de meticuloso, o disco de estreia “1” tem algo que muitas vezes falta à média dos primeiros álbuns: uniformidade. Talvez isso se deva, um tanto, à linha dada pela voz rouca do band leader e cantor Rafael De Lazare, que também vai de guitarra & violão. Mas não é só isso. A coesão está na própria banda, isso se percebe logo à segunda ou terceira música de “1”.

Ouvir o Projeto De Lazare é e não é viajar por referências. Mesmo se não se quiser prestar atenção às citações presentes nas composições do PDL – o disco é 100% autoral -, elas muitas vezes se impõem: há ecos de Oasis e grunge, de Peter, Paul & Mary e clássicos do motown, de The Presidents of The USA e do soft rock dos 70, e em outras margens, do soul brasuca de Cassiano e cercanias. Chega? Tem mais. Mas, fundamentalmente, tem a alma brasileira. Ela está no suingue e nas linhas melódicas. Mesmo cantando em inglês (e bom inglês), o grupo é brasileiro na essência. Sorry, gringos, mas o balanço brasuca vocês não conseguem (con)ter.

Projeto de Lazare é formado por Rafael De Lazare(Voz e Guitarra), Douglas Gomes (Bateria), Rodrigo Antonio (Teclados), Rodrigo Santana (Baixo) e Vinícius Hess (guitarra). A música escolhida para o clipe de lançamento é a faixa “Good Liar”.

Ouça já:

Baixe:

Spotify: https://open.spotify.com/artist/2rLD3M1qsz0nwmSIaYJ3qk

Deezer: http://www.deezer.com/album/14941647

Itunes: https://itunes.apple.com/br/album//id1190229750

Google Play: https://play.google.com/store/music/album/Projeto_De_Lazare

 

Comente via Face