Aplicativo O Enigma Voynich leva dramaturgia do palco para os celulares - Kultme

Aplicativo O Enigma Voynich leva dramaturgia do palco para os celulares

app

A ExCompanhia de Teatro, fundada e dirigida por Bernardo Galegale e Gustavo  Vaz, comemora cinco anos de história e lança pela Internet um aplicativo gratuito: O Enigma Voynich, que leva a dramaturgia do palco para os celulares.

O evento de lançamento acontece no dia 31 de janeiro (terça-feira, às 19h), na sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo, com apresentação e demonstração do projeto, bem como conversa informal com o público.

Logo após o evento o aplicativo – compatível com os sistemas iOS e Android – será disponibilizado para maiores de 16 anos. O Enigma Voynich mistura narrativa ficcional, grafite digital e áudio 3D: as cenas devem ser vivenciadas com os olhos fechados, utilizando fones de ouvido.

enigma

O audioespectador acompanha a aventura como se estivesse “dentro da dramaturgia”, vivenciando a trama, sempre em primeira pessoa, ao se transformar no personagem José, historiador especialista no manuscrito Voynich – um livro ilustrado misterioso, indecifrável, escrito há mais de 600 anos. José se envolve em uma detetivesca trama sobre a decodificação do manuscrito ao mesmo tempo em que descobre estar perdendo a memória, encarando emocionantes situações de ação e suspense. A história se passa ao longo de 32 anos da vida do personagem central (de 1983 a 2015).

A série foi produzida utilizando a tecnologia de áudio binaural que recria a sensação de tridimensionalidade do espaço, possibilitando ao ouvinte a percepção das cenas com profundidade sonora realista, simulando um acontecimento ao vivo ao reproduzir os sons de forma idêntica à própria captação pelo ouvido humano. 

voynich

No transcorrer do audioseriado, algumas cenas só podem ser acessadas em bibliotecas municipais, como a Mário de Andrade, a Sérgio Milliet (no CCSP) e a Viriato Correia. É preciso ir pessoalmente ao local para continuar acompanhando a série. Nesse caso, o aplicativo usa uma ferramenta de geolocalização para desbloquear os episódios, automaticamente.

Conceitualmente, o projeto propõe discussão sobre a excessiva transferência da memória humana para o universo digital, a partir de um constante registro de experiências diárias em vídeos e fotos, diminuindo diretamente a vivência da própria experiência enquanto ela acontece.

jose

Após o lançamento do aplicativo, a ExCompanhia de Teatro promoverá, no mês de fevereiro, uma oficina gratuita de grafite digital com o Achiles Luciano, no Teatro do Centro da Terra.

O aplicativo O Enigma Voynich é resultado do projeto Audiodrama Seriado, viabilizado pelo Edital ProAC 2015 – Artes Integradas da Secretaria de Estado da Cultura.

Serviço:
Lançamento do aplicativo O Enigma Voynich

  • Dia 31 de janeiro de 2017
  • Terça,19h
  • CCSP – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo
  • Entrada Gratuita
  • + info em goo.gl/H5Gk4p

 

Comente via Face
, ,
%d blogueiros gostam disto: