Butô japonês aporta na cidade maravilhosa - Kultme Alternativa Cultural

Butô japonês aporta na cidade maravilhosa

buto

Nos dias 16 e 17 de julho, a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, traz “Meguri – Mar exuberante, Terra tranquila”, espetáculo de butô da companhia japonesa de dança Sankai Juku.

Meguri é a criação mais recente de Ushio Amagatsu, pertence à segunda geração de dançarinos de butô, gênero fundado em meados da década de 50 no Japão pós-Segunda Guerra por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ono como um movimento de contracultura e revolta dos japoneses contra a ocupação americana. No “ankoku-butoh” – dança das trevas – os dançarinos experimentam com os limites do corpo numa subversão da ideia da dança, quase sem música.

O estilo do coreógrafo, que no começo não foi aceito como butô pelos críticos tradicionais, reflete a experiência global de Amagatsu. Durante as turnês mundiais da companhia, o coreógrafo observou o que chama de “universalidade” entre todas as culturas.

meguri

 

O espetáculo é dividido em sete sequências: “Um clamor à distância”, “Transformação do fundo do mar”, “Duas superfícies”, “Premonição – Quietude—Tremores”, “Floresta de Fósseis”, “Entrelaçamentos” e “Retorno”. A arte no fundo do palco foi criada à imagem de fósseis de criaturas marinhas do período paleozoico conhecidos como lírios-do-mar (crinoides), e o chão recebe uma fina camada de areia que, ao fim da apresentação, registra as pegadas dos dançarinos.

A palavra “meguri” (pronuncia-se “meguru”) é usada para tudo o que se move ou circula seguindo uma ordem ou um sistema pré-descrito, como a passagem do tempo, o ciclo das quatro estações e as transições que já ocorreram na Terra. Na forma de verbo, refere-se a tudo o que gira.

 

Serviço:
Espetáculo Meguri – Mar exuberante, Terra tranquila

  • 16 e 17 de julho de 2016
  • Sábado 21h e domingo 18h
  • Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca – RJ
  • Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
  • + info em http://goo.gl/Mx2rSu

 

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: