Exposição traz obras do futurista Fortunato Depero - Kultme Alternativa Cultural

Exposição traz obras do futurista Fortunato Depero

depero

O Museu de Arte Contemporânea da USP, em São Paulo, apresenta a exposição Depero Futurista e Artista Global, em cartaz até 27 de março de 2016.

Com 65 obras realizadas pelo artista italiano Fortunato Depero (1892-1960), a mostra traz uma panorâmica da extensa e prolífica carreira de um dos maiores nomes do movimento Futurista da história da arte.

Pintor, escultor, designer e escritor, Depero foi responsável não apenas pela produção cultural de diversos trabalhos que evidenciam suas características singulares, mas também pela composição de uma série de cartazes conectados com o universo da publicidade, com campanhas feitas para a marca de bebidas Campari, obras que ainda permeiam o imaginário popular até mesmo daqueles que pouco conhecem sobre o artista.

fortunato

A exposição revela toda a capacidade desse talento inesgotável, com visão não apenas para as artes, mas igualmente para o mundo dos negócios, capaz de criar peças que sintetizam a alma da marca para qual trabalhou. Dotado de exacerbado senso estético, Depero representa não apenas um movimento iniciado no início do Século XX, mas toda uma vanguarda da arte contemporânea que faz parte dos anais da história do modernismo.

A mostra conta com curadoria de Maurizio Scudiero e faz parte do Ano da Itália na América Latina – projeto promovido pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo com o intuito de integrar e valorizar a presença italiana na cultura e na história da América Latina.

Incansável em sua arte e em sua proposta, Fortunato Depero é uma figura icônica capaz de representar um movimento do qual não apenas pertenceu, mas que igualmente fez parte de sua integridade enquanto artista e em seus ideais estéticos e simbólicos. Através da exposição, o público tem a chance de conhecer e se aprofundar na carreira e nas obras de um homem a frente de seu tempo.

 

Serviço:
Exposição Depero Futurista e Artista Global

 


Comente via Facebook

Comentario(s)