9 Dicas para prevenir e tratar varizes

Quer saber dicas para prevenir ou tratar varizes? Então, esse artigo é para você! Confira 9 dicas para prevenir e tratar varizes.

Não é fácil ter que conviver todos os dias com aquela sensação de pernas pesadas, cansaço, queimação, dores, e enfim, desconfortos próprios de quem sofre de varizes.

Vale saber que varizes é um problema que afeta cerca de 38% da população brasileira, sendo que a mulheres são as mais atingidas. E isso pode ser explicado, em parte, pelas alterações hormonais e porque, nas gestações, o aumento do útero acaba dificultando o retorno do sangue venoso.

O fato é que as varizes surgem quando as válvulas venosas, por onde o sangue retorna das extremidades do corpo para o coração, perdem a elasticidade e dilatam não conseguindo mais realizar sua função. Com isso, o sangue começa a refluir, provocando mais dilatação e refluxo, formando as varizes.

Quando dilatadas, sua função fica comprometida, provocando dor, cansaço, inchaço, peso nas pernas e cãibras, e isso por causa da retenção do sangue nas veias dilatadas.

Toda essa dor e desconforto ainda são agravados pela estética do problema, interferindo, muitas vezes, na autoestima da mulher.

Uma boa notícia é que hoje já existe cremes para ajudar aliviar esses sintomas, e o Varigold funciona perfeitamente para diminuir as dores das varizes e diminuir o inchaço.

Causas das Varizes

A genética é a causa principal, mas ela não está sozinha, já que o excesso de peso, gestações e o uso de anticoncepcionais, bem como terapias de reposição hormonal e algumas atividades de trabalho, com longos períodos em pé ou sentado, também podem causar as varizes.

Mas, sem dúvida, a hereditariedade é a principal causa de varizes, com a pessoa nascendo com maior propensão para o problema.

Tratamento de Varizes

Não somente pela questão estética e dos sintomas, mas principalmente para evitar maiores complicações, buscar um tratamento das varizes é fundamental.

Felizmente, atualmente, já é possível contar com as mais modernas tecnologias como o Laser Vascular, que torna a cirurgia menos invasiva.

Vale saber que na cirurgia com Laser as veias não são removidas, mas sim cauterizadas, o que diminuir bastante o trauma cirúrgico, promovendo uma  recuperação pós-operatória bem mais rápida.

Quem tem varizes, portanto, deve procurar um cirurgião vascular, para diagnosticar qual é o melhor tratamento indicado e no caso de haver alguma contraindicação de cirurgia, podem ser aplicadas algumas medidas paliativas, como uso de meias elásticas compressivas e medicações que melhorem o retorno venoso.

Outras medidas podem ajudar a prevenir as varizes, desde a prática de exercícios físicos regularmente, não fumar, ter uma alimentação saudável, evitar o sobrepeso, controlar o uso prolongado de hormônios, elevar as pernas sempre que possível até, também, usar meias elásticas.

Dicas para prevenir as varizes:

Algumas dicas simples podem ajudar a prevenir as varizes, tais como:

  • Evitar o excesso de peso, apostando em uma alimentação equilibrada;
  • Evitar usar salto alto em excesso, pois eles atrapalham a circulação do sangue;
  • Consultar um médico antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, e tirar todas as dúvidas;
  • Não ficar o dia inteiro na mesma posição, procurando se levantar e andar,para ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea;
  • Não fazer exercícios como musculação ou aeróbica de alto impacto, pois provocam uma maior tensão nos vasos e, consequentemente, a sua dilatação;
  • Procurar, sempre que possível, elevar as pernas, isso favorece o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração;
  • Não fumar, pois o cigarro é prejudicial a saúde e se combinado com outros hábitos não saudáveis pode causar varizes;
  • Usar meias elásticas;
  • Procurar um profissional assim que perceber o surgimento das varizes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *